quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reciclagem no cruzeiro MSC


A alta dos números envolvendo os cruzeiros marítimos -- de acordo com a Abremar (Associação Brasileira de Empresas Marítimas), estima-se que 900 mil passageiros tenham viajado pelo mar entre outubro de 2009 e maio de 2010, crescimento de 66% em relação à temporada anterior – já preocupa ambientalistas.
Para onde vai todo esse lixo? Segundo o acordo da organização Marítima Internacional, todo o lixo orgânico produzido durante as viagens é descarregado no mar. Existem regras para isso: a distância mínima de descarte do lixo deve ser de 22 quilômetros da costa e o esgoto também deve passar por um tratamento adequado.
Ainda assim, como os números só crescem, seus efeitos na vida marinha preocupam. De acordo com balanço divulgado pela EcoBrasil, são gerados semanalmente 950 mil litros de esgoto humano em uma embarcação de grande porte. Outro fator preocupante é o derramamento de substâncias como solventes, óleos e produtos químicos.
Segundo o gestor ambiental Daniel Venturi, os navios também usam água de lastro - água captada pela embarcação para garantir a segurança operacional e a estabilidade do navio. A poluição por meio desta água afeta a flora e a fauna.
A preocupação inclui as empresas de cruzeiro. Uma das maiores do setor, a MSC, já se manifestou afirmando que a preocupação com o controle ambiental é estratégico, porque é fundamental preservar o que ela chama de “sua maior ferramenta de trabalho,  o mar”.
Há procedimentos destinados para que a quantidade de lixo produzido seja minimizada, afirmou a MSC, “e para que utilização de equipamentos modernos permita o despejo no mar sem agredir o meio ambiente.”
Fonte: Terra

O Msc Sinfonia, leva a imprensa para uma visita guiada ao centro médico, à cozinha e a central de tratamento de lixo do navio, acompanhe o video:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...