domingo, 24 de abril de 2011

Francês encontra 100 mil euros em caçamba de lixo

O gerente devolveu o dinheiro que pertencia a um casal de idosos

O gerente de uma loja nos arredores de Lille, no norte da França, encontrou uma caixa de metal com 100 mil euros em uma caçamba de lixo da empresa.

Yvon Wonterghem, gerente da loja Bricorama, conseguiu localizar os donos do dinheiro, um casal de idosos, e acabou devolvendo as cédulas.

Wonterghem afirmou que encontrou a lata com o dinheiro enquanto inspecionava a caçamba situada na rua localizada nos fundos da loja e utilizada irregularmente por moradores que jogam ali lixo e objetos grandes.

Ele afirmou ter o hábito de abrir alguns sacos de lixo para tentar encontrar endereços e identificar os moradores que jogam coisas na caçamba pertencente à loja. O gerente costuma passar os dados às autoridades municipais, que multam os infratores.

No último sábado, ao realizar uma nova inspeção da caçamba, Wonterghem encontrou, dentro de um saco plástico, a caixa de metal contendo vários maços de notas de 20, 50 e 100 euros, afirmou, nesta quarta-feira, o jornal La Voix du Nord.

“Os maços estavam minuciosamente organizados. Pequenos bilhetes indicavam os totais. Foi fácil contar, havia 100 mil euros” disse o gerente em entrevista ao jornal.

Wonterghem disse que chegou a pensar em usar o dinheiro para comprar um trailler.

Devolução

Mas na lata de metal havia também um envelope com um nome e um endereço na periferia de Lille.

Por essa razão, ele disse que pensou em “guardar o sonho de volta na lata”.

O gerente guardou o dinheiro em um local seguro e decidiu procurar a pessoa mencionada no envelope.

Segundo ele, o endereço indicava a residência de um casal de idosos. O marido estava no hospital e a esposa estava de mudança para um asilo.

Wonterghem encontrou no local a filha do casal, que preparava a mudança. Após checar se as informações correspondiam, o gerente contou sobre a descoberta da lata com 100 mil euros no lixo.

O dinheiro representava as economias que o casal acumulou ao longo da vida. “Eu sabia que a lata de metal existia, mas não sabia o que tinha dentro. Estou surpresa que meus pais tenham guardado tanto dinheiro. Sei que isso parece inconcebível”, disse a filha do casal, Isabelle, ao jornal La Voix du Nord.

‘Lixo’

Isabelle afirmou que a casa onde vivem seus pais será vendida e o casal se desfez de muitos pertences na preparação para a venda.

Na manhã do último sábado, ela disse aos vizinhos que eles poderiam pegar objetos do casal que lhes interessassem.

“Algum deles deve ter jogado a lata, sem abrir para ver o conteúdo, na caçamba de lixo atrás da loja”, constatou o gerente.

“Sei que 90% das pessoas vão pensar que sou um louco por ter devolvido o dinheiro. Mas penso que se pegassem todas as minhas economias para viver em um asilo de idosos, eu também ficaria contente que alguém as devolvesse”, afirmou Wonterghem.

A filha do casal disse ao gerente que lhe “será grata eternamente”.

“Não sabia que ainda existiam pessoas assim”, disse ela.
Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...