Uma antena (2.5 GHz) construída apenas com uma lata de óleo cilíndrica e um conector N fêmea (vide figura abaixo). Apenas conecte o conector N instalado na lata ao fio ligado a placa de rede wireless de seu microcomputador e aponte a boca aberta da lata para a antena transmissora Wireless mais próxima e comece a navegar. Para funcionar é necessário que o sinal esteja aberto (sem criptografia), a base (roteador ou AP) tem que estar configurado para que aceite conexão de qualquer equipamento e ligada a uma conexão internet ativa. A lata de óleo tem sinal melhor do que a lata de batata Pringles por possuir um diâmetro maior. O alcance depende do equipamento, dos obstáculos e da topologia do terreno.
Para ligar o conector N fêmea à latinha você pode usar rebites do tamanho adequado. Após conectado a antena ficará com o aspecto abaixo:
O posicionamento do conector N deve ser feito como abaixo:
O diâmetro de lata é aproximadamente 100 mm para a faixa de 2.4 GHz. Pode ser construído por exemplo com lata de óleo usada. O diâmetro da lata tem que estar entre 85 e 110 mm e o comprimento de aproximadamente 186mm.
Como demonstrado na figura acima o furo para inserção do conector N fêmea deve ser feito a 1/4 do fundo da lata.
Antes de inserir o conector na lata deve ser soldado um pedaço de 3cm de fio rigido no conector N externo como mostra a figura abaixo:
Após inserido o conector na lata ela deverá ficar com esta aparência:
Pronto, agora basta conectar o cabo entre o antena e a placa de rede Wireless. e boa navegação!